terça-feira, 27 de dezembro de 2011

O xadrez e o computador em 1967

         Eis no final do livro - Estratégia Moderna no Xadrez, datado de 1967, cujo autor se intitula Pachman, que vejo uma raridade descritiva com o tema "computador e xadrez", sendo que este é um dos temas mais discutidos no mundo do enxadrístico após a década de 90. 


       Difícil não rir na comicidade de alguns trechos apresentados, conforme mostrado a seguir:


Após isso, só posso afirmar duas coisas:
Kasparov discorda humanamente disso. Steve Jobs se remexeu no caixão.



Curiosidades
Para quem não é entendido no assunto, segue uma comparativa com o Computador Deep Blue de 1997 da IBM:

Deep Blue é capaz de examinar e avaliar até 200.000.000 jogadas por segundo.
Kasparov é capaz de examinar e avaliar até 3 jogadas por segundo.


 O Deep Blue, o "computador enxadrista", era (hardware e software) concebido especificamente para derrotar um humano num jogo de xadrez - recorrendo para isso a meios extraordinários. O Deep Blue II (usado no segundo encontro com Kasparov) tinha 30 GB de memória RAM, 120 GB em unidades de disco, 30 microprocessadores de uso geral e 480 processadores específicos para optimizar as buscas no jogo de xadrez, trabalhando em paralelo. Com este poder, analisava em média 200 milhões de posições por segundo. Enquanto os xadrezistas humanos de topo analisam, em cada jogada, no máximo cem ou duzentas posições, o Deep Blue podia analisar muitos bilhões.

Na página da IBM na Internet sobre o Deep Blue podemos encontrar um texto chamado FAQ (Frequently Asked Questions, ou perguntas mais frequentes). Não só as respostas, mas também as perguntas que constam ali são muito interessante. Entre elas estão:

  • Porque a IBM gasta milhões de dólares e anos de pesquisa para contruir o melhor computador enxadrista do mundo?
  • Porque é tão difícil para o Deep Blue ganhar de Kasparov se os computadores podem calcular jogadas de maneira espantosamente rápida?
  • O Deep Blue usa inteligência artificial?
  • Como Deep Blue "pensa"?
  • O Deep Blue usa a psicologia?
(IBM Corporation, 1997, http://www.chess.ibm.com/me et/html/d.3.3.html)



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Enquanto isso, continuarei tentando ultrapassar o rating de 1300 no Chessmaster® Grandmaster Edition...

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