segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Pupilo do Xadrez

           Maicon Webler, de apenas 5 anos, iniciou seu aprendizado em xadrez no dia 22 de novembro de 2011, através de aulas que acontecem espontâneamente conforme a vontade e tempo de ambos, professor e aluno. 

          Para efeito de conferir uma comparação evolutiva, assim que posso realizo relatório apontando as características apresentadas pelo aluno no momento. 

         Como por exemplo, o primeiro contato com o xadrez: 

1° DIA

METODOLOGIA
Usar o tabuleiro convencional com peças grandes, e começar a ensinar usando apenas os peões e posteriormente assim que o aluno dominar cada padrão de movimento adicionar outras peças.
 Didaticamente usar a analogia como meio facilitador na aprendizagem.

·     ANTES DA AULA:
O aluno não sabe nada sobre o jogo.
Mostra alegria em contato com as peças, especialmente os cavalos.
         
·       DURANTE:
- Quando as regras são ensinadas através de analogias (Ex: o rei tem pernas curtas. O peão é que nem burro, só anda pra frente) tem facilidade em aprender.
- Apresenta uma memória excelente diante dos nomes das peças. Após dizer uma vez o nome de cada, já conseguia recitar o nome de todas as peças. (ps: o bispo era chamado de padre)
- Como de certa maneira entendeu que os peões só andam pra frente e matam na diagonal, ganhou o direito a ter mais uma  peça no tabuleiro, o rei.

DIFICULDADES:
Joga duas vezes seguidas (joga com o rei e em seguida com o peão) ou (avança com o peão uma casa e em seguida ataca)
Às vezes, organiza os peões na primeira fileira.
Às vezes, erra o movimento do peão no ato de atacar (para trás, para o lado).
Lógica limitada (natural para a idade).




APÓS 01 MÊS

          Agora com 06 anos completados, é capaz de jogar uma partida de xadrez. Compreende quando peças estão desprotegidas, seja do adversário ou as próprias. Também, consegue estabelecer uma lógica de objetivo, que para essa idade é díficil.




            Algumas vezes, tentou efetuar capturas "por descoberta". Compreende com certa limitação o valor simbólico das peças.


           
             Portanto, apesar da grande demanda de paciência que é necessária para ensiná-lo, penso que os resultados estão sendo altamente satisfatórios. Em breve, espero postar mais sobre o assunto.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...