segunda-feira, 16 de abril de 2012

INCITAÇÕES NUTRICIONAIS



Uma frase é bem correta: somos aquilo que comemos.

De fato, todos os nossos tecidos orgânicos, quer sejam moles como os músculos, ligamentos ou órgãos, líquidos como o sangue ou sólido como os ossos são compostos por moléculas retiradas e recombinadas dos alimentos que ingerimos.

O nosso organismo está em constante estado de mudanças, isso significa que necessitamos de suprimentos nutricionais constantemente para propiciar essas modificações, se faltar um ou outro bloco de construção de nosso organismo todo a obra poderá ser prejudicada. É importante compreender que a cada período de aproximadamente 10 dias toda a água em nosso corpo é reciclada, a cada 4 meses todo o nosso sistema sanguíneo também é reciclado, toda a proteína é reposta em seis meses e até a nossa massa óssea é reposta anualmente. Ou seja, o José de hoje não é o mesmo José do ano passado, bioquimicamente falando. Psicologicamente, se José é um idiota hoje, provavelmente o será para sempre.

Em resumo, somos o que comemos; quimicamente é lógico. Ao vermos uma pessoa com massa muscular bem desenvolvida e pouca gordura corporal podemos imaginar como essa pessoa se alimenta, mesmo que tenha um ótimo metabolismo certamente não se farta de bolos, doces e frituras e provavelmente deve estar engajada em algum programa de atividades físicas. Agora visualize uma pessoa realmente gorda e flácida e imagine o estilo de vida que leva e como se alimenta... Nem precisamos entrar em detalhes, não é? O corpo de uma pessoa muitas vezes pode encerrar muitos indicativos para olhos mais observadores. E como observamos!!! Parece inerente a nossa espécie homo, mas não muito diferente de nossos primos mais próximos, os simeos. Já repararam em algum zoológico como eles nos observam atentamente.

Um dos comportamentos que mais me irritam são daquelas “garotas ventilador”. Quando saem com alguém menos cativante o que normalmente se reduzem a fazer é ficar olhando de um lado para o outro sem parar como um ventilador, principalmente fitando o modelito das outras garotas e normalmente tecendo críticas pejorativas a forma de se vestir da concorrente através de nojentas expressões faciais de repúdio. Aliás, o rosto humano é único com um enorme controle das expressões faciais e a transmitir uma vasta gama de mensagem através destas expressões (Darwin, 1871). Obviamente que para esta gente, uma companhia interessante e uma boa conversa pode ser bastante educacional nestes casos.

De fato, a mídia reforça o comportamento competitivo para poder vender mais aparelhos ridículos que prometem deixar você em forma e coisas como suplementos alimentares milagrosos. A cada período nos deparamos, ainda, com a dieta da vez. A mais engraçada é a dieta do Abecedário. No dia do A você pode comer tudo o que começa com A, no dia do B tudo o que começa com B, esse dia é legal porque é permitido comer Bolo, Bolacha, Bala e assim por diante.

Apesar destes casos absurdos, atualmente vêm surgindo propostas razoáveis de dietas todas com seus pontos positivos e negativos. Mas como decidir que dieta adotar ou o que comer sem entender um pouco de processo evolucional de nossa dieta através dos tempos?
 Waldemar Guimarães

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...