quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Dicas para o exame físico do corpo de bombeiros - Corrida de 12 minutos

  • 1° Etapa do TAF - (Testagem de Avaliação Física)


    Por ocasião do exame físico o candidato será submetido a seguinte prova:  
    - Corrida de 12 minutos: exercício para o qual o candidato efetuará um deslocamento contínuo, podendo andar ou correr, tendo de percorrer 2400m (masculino) e 2000m (feminino).

 Esse teste na verdade chama-se teste de Cooper, mede-se a distância percorrida em 12 minutos e calcula-se o VO2 do indivíduo, isto é, o volume máximo de utilização do O2 no exercício. Este parâmetro da uma real amostra da capacidade aeróbica do indivíduo (no caso da prova não será calculado). 

Inicialmente, posso dizer que para aqueles que possuem um biotipo condizente com a prova ou aqueles que estão acostumados com atividades aeróbicas de resistência (por ex: futebol), esta prova pode ser considerada fácil. Por exemplo, tenho 1,86m de altura e 79 kgs, meu histórico esportivo sempre incluiu atividades aeróbicas, logo tenho naturalmente maior facilidade.

Em contrário a isso, aqueles com sobrepeso ou falta de hábito nesse tipo de atividade, é ideal que comecem desde já a treinar. Comece devagar, pode ser caminhando. Procure atingir o limiar entre o caminhar e o correr, e aos poucos  alterne períodos com caminhada e corrida. Os primeiros treinos são os mais desconfortáveis, pois seu corpo está se adaptando fisiologicamente a um novo estímulo: a corrida.    

 


Dica 1: Respeitem o princípio da especificidade durante os treinos, pois por mais que você seja adaptado a uma modalidade de exercício, isso pouco pode te ajudar em uma outra modalidade.

Dica 2: Considere treinar situações adversas, pois as mesmas podem vir a acontecer no dia da prova. A exemplo disso, posso citar as condições climáticas (calor, chuva, frio). Uma lição retirada de concurso anterior na prova da brigada militar QPM-1 é o fato da prova física de corrida ser em grupo, logo possivelmente terá que desviar de outros concorrentes a sua frente, deste modo exigindo mais de seu físico.

Dica 3: Algo meramente lógico é que utilize as raias internas (n° 1 e 2) durante todo o percurso, caso a pista for oficial a raia 1 medirá 400m. A raia externa (n° 8) é mais longa, possuindo 449m. 

  

Bom, por hoje é isso. Em breve, espero escrever sobre dicas na corrida de 12 minutos que envolvam biomecânica, respiração, alimentação, calçado apropriado.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...