sábado, 28 de abril de 2012

Exame de saúde - BM - Como é? [Completo]

Este post será construído com infomações oriundas da experiência obtida no exame de saúde para bombeiros, ocorrido no dia 27/04/12 em Porto Alegre - RS. E serve como apoio para os colegas do QPM-1.


Que horas eu devo estar lá?
Esteja lá às 07 horas da manhã, embora no edital diga que comece às 08 horas. Nesse intervalo das 07 às 08 horas são passadas informações importantes para o candidato, além de também começar a organização pra inspeção de saúde.
Não seja inconveniente de chegar atrasado, caso isso aconteça saiba que você estará prejudicando a si e aos outros, e atrapalhando o andamento natural do concurso.

Qual é a ordem de atendimento?
A ordem é pela classificação - dos melhores (primeiro) para os piores (últimos) colocados na prova teórica.
A organização inicial é a seguinte:
- Você é chamado pelo nome, a partir das 07 horas.
- Você entrega seu RG ou outro documento, e é encaminhado pra grupos de 50 candidatos, por exemplo, do 1° colocado ao 50°.
Seu RG fica retido até o final do exame de saúde. No entanto, você recebe um papel onde está escrito todas as etapas do exame, que contém os quadradinhos APTO ou INAPTO que será marcado pelo respectivo médico, carimbado e assinado.

Qual a ordem na inspeção e o que é feito?
- Odontológico
Mostrar somente raio x panôramico, (se tiver algum problema, aconselho tentar convencer com o laudo do seu dentista). Não é permitida entrar com mochilas ou bolsas na sala do dentista (é fornecido local pra deixar a mochila). Depois de visto o raio x, é feita uma avaliação rápida na sua boca. Tempo estimado dessa etapa: 1 min.

- Pressão arterial
Você se desloca pra próxima fila, onde é aferida a pressão arterial. Se tiver usando casacos, tire-os.

- Apresentação dos exames

Organize seus exames na ordem que está no edital. Tire-os do envelope antecipadamente. Entregue os exames, conforme o médico for lhe pedindo. Se estiver tudo OK, ele vai assinar e carimbar.

- Pesagem e Altura
Você irá passar pra outra sala. Sem mistérios, só tirar o calçado, itens do bolso. Se você tiver problemas com peso, vá preparado para isso, poucas roupas e leves.
Na altura verificou-se que para muitas pessoas o valor estava dando 2 cm abaixo da medida real. Cuidado você pode reprovar pela relação peso X altura. Postura, alongamento e descanso na noite anterior.

- Exame clínico
Você irá passar pra outra outra sala. É a última etapa. Pedirão que vocês fiquem apenas de roupa íntima e meias. Quando a sala tiver 10 candidatos, o médico irá entrar, e pedir movimentos básicos de membros superiores, e um agachamento. Esses movimentos são feitos por todos ao mesmo tempo, o dr. nem olha pra todos direito. Feito isso, ele verificará individualmente com o estetoscópio, 5 ou 6 segundos e se achar que tiver ok, ele já manda você se vestir. É só colher a assinatura e o carimbo com o dr. Sair da sala, e ir pegar seu RG.

Pronto, exame de saúde concluído.

Dicas gerais

- Por aquilo que se notou os primeiros candidatos são examinados com mais critério, ou seja, aqueles que obtiveram melhor colocação. Isso se deve, ao fato do número de candidatos e ao baixo número de profissionais de saúde, que ao longo do dia começam a ficar cansados de tanto verem exames e parece que acabam facilitando.

- Posso dizer que pelo que percebi poucos foram considerados inaptos. As causas mais citadas foram odontológico, tatuagem e peso. Fui com um grupo de 15 pessoas e todos foram considerados aptos, 02 desses  me relataram pequenos problemas, sendo um com o odontológico e outro com o peso, mas que por fim conseguiram a aprovação (um desses mostrou um exame mostrando que o dente está em tratamento, e o outro que estava acima do peso, argumentou falando do peso da roupa, entre outros argumentos).

- Os exames de saúde qpm-2 foram finalizados próximos às 20 horas.

- Número aproximado de ausentes: de manha 43 e a tarde 75.

- Data aproximada segundo a BM de POA pra 3° etapa - qpm-2 é pro dia 25/05/12. Portanto, praticamente 1 mês pra treinar, depois do exame de saúde.

Pista onde será realizado o TAF.
















--------------------
Deixe agradecimentos ou dúvidas nos comentários.
Obrigado, espero ter sido útil.
Determinação e avante.


12 comentários:

disse...

Show! Adorei a idéia do blog, com certeza vai facilitar muito para nós (QPM1) e tbm já ajuda a orientar, não precisamos chegar lá totalmente perdidos!! Valeu colega!! Abraçoo

Sabrina Dornelles

william disse...

Parabéns pela inciativa en ajudar os futuros colegas são pessoas como vc q ajudam os outros sem pedir nada en troca q prescisamos ter por perto, com essas dicas vc vai ajudar muitos ,pois assim não chegam tão apavorados e com calma vão conceguir vencer mai s essa etapa como vc..obrigado.

Joana disse...

Bahh valeu, estou bem mais tranquila!!!! E Parabéns pela iniciativa!!!

Dathy disse...

Parabéns pela iniciativa...obrigada

Anônimo disse...

Meus parabéns pela idéia e iniciativa, mas meu amigo me tire uma dúvida, voçê disse que teve um rapaz que passou mesmo acima do peso, mas era muito peso? pq eu estou acima 6kg será que consigo?abração

Fernando Bach disse...

Ao anônimo:
6 kgs é um pouco demais, como relatei a justificativa foi o peso adicional da roupa. Mas é possível você diminuir esses 6 kgs, dou algumas dicas:
- Faça atividade aeróbica (corrida, caminhada, pela parte da manhã, e tome café(sem açucar), isso vai acelerar seu metabolismo e eliminar mais gordura, pq o corpo utilizara a gordura como fonte de energia); ps: leve algo doce no bolso, caso tenha sintomas de hipoglicemia.

Caso queira mais dicas, mande um email pra fbslipknot@gmail.com, que eu monto um treinamento pra vc conforme suas características, garanto que é possível perder esses 6 kgs, a base de mto sacrificio é claro.

JCarvalho disse...

Parabéns!!!
pela iniciativa...

Giordana disse...

Boa tarde,Em relação ao peso eles teriam que verificar o biotipo fisico,pois musculo pesa mais que gordura... eles avaliam alguma coisa ou seguem a risca a tabela de altura x peso?

Fernando Bach disse...

Giordana, a princípio eles seguem a tabela, no entanto é possível a argumentação nesse sentido que você falou, caso eles ainda assim não aceitem, é passível de recurso. Pois, o índice de massa corpórea (IMC) convencional irreleva a relação entre o grau de BF (gordura) e a massa magra (músculos).
Ouvi relatos de que no concurso passado aceitarem esses indivíduos especialmente pela necessidade da tropa de choque. Ademais, não tenho como dizer pois é uma questão de bom senso do avaliador.

Você também pode ver aqui um método mais confiável que é o IAC

http://saintfb.blogspot.com.br/2012/02/indice-de-adiposidade-corporal.html

Boa sorte.

aknaton disse...

muito bom cara parabéns excelente blogger.

Anônimo disse...

Boa tarde!!!
Prestei o exame de saude da BM RS dia 03/04/2012, o médico viu em mim um desvio de coluna , e me disse que eu teria que entrar com um recurso com um laudo de um traumatologista e um raio x .
Fui nesse traumatologista e ele me disse que eu tenho uma leve Escoliose um pequeno desvio de coluna e me deu um laudo atestando que não me incapacita de realizar nenhuma atividade, até pq eu nem sabia não sinto nada .
Será que eles vão aceitar???
Desde ja agradeço !!!

giordana disse...

Boa TArde futuros colegas e Fernando. o exame toxicologico é feito no CIT de porto alegre...Alguem sabe o tempo que ele pega de drogas?e alguem sabe me dizer se Subtramina e anfepramona sao drogas ilicitas?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...