sábado, 18 de fevereiro de 2012

7 Mitos sobre queima de gordura



Todos nós, envolvidos com esportes de levantamento de pesos, estamos sempre buscando os melhores métodos de treino, o jeito mais eficiente de montar a dieta e uma maneira de se queimar gordura com mais rapidez. Uma das coisas que mais atrapalha todo esse processo é a desinformação. Mitos que circulam pelo nosso meio desde a explosão da era fitness. A idéia aqui vai ser tentar separar o que é fato e o que é ficção.

MITO 1 - EXERCÍCIOS COM BAIXA INTENSIDADE QUEIMAM MAIS GORDURA
Essa lenda vem da confusão da interpretação de alguns estudos, que mostraram que o corpo queima um percentual maior de calorias durante sessões de treino de baixa intensidade, mas comparando com atividades do dia-a-dia, e não com treinos intensos. O segredo para perder gordura é queimar calorias, e isso não vai acontecer com trabalhos de baixa intensidade. Sessões de treino com pesos em alta intensidade, além da queima muito maior, após o encerramento dos exercícios, aceleram o uso da gordura como combustível no resto do dia. Isso quer dizer que você continua queimando calorias mesmo depois de sair da academia.
Exercícios aeróbicos tem grande importância quando o objetivo maior é a definição, a qualidade. Combinados com a dieta correta, e com treinamentos de alta intensidade, que ajudarão a manter o condicionamento adquirido durante a fase de ganho de massa muscular, podem te transformar em uma fornalha de queima de gordura.

MITO 2 - MUSCULAÇÃO SÓ DEPOIS DE PERDER GORDURA
A gente ouve isso direto. Ah, vou perder peso, e só depois vou malhar.
A musculação ajuda todo o processo de queima de gordura, pela manutenção do tecido muscular, que é o maior regulador metabólico do corpo humano. A massa muscular corresponde a 40% do nosso peso corporal. Muita gente esquece, ou não sabe, que músculos podem ser muito mais do que aparência bonita, mas a chave para um eficiente processo de utilização das calorias.
Se você quiser mais qualidade no corpo, tem que levantar pesos. Manter e adicionar músculos é a única maneira para alterar seu metabolismo com eficiência.

MITO 3 - SEM GORDURA, SEM CALORIAS
Os supermercados estão cheios de opções de comidas, balas, salgadinhos, biscoitos em versão light ou diet. Mas serão boa escolhas em uma dieta? Comida "sem gordura" não quer dizer, necessariamente, que são boas para você.
A fabricação desses tipos de alimentos explodiram com a procura das pessoas por alimentos mais saudáveis, com a preocupação com as taxas de gordura. O problema é que, para substituir a gordura, e manter um paladar razoável, a maioria desses alimentos são carregados com açúcar (carboidrato) e sódio. E se você não queimar esse excesso de carbo que apareceu na sua dieta, pode esperar por um aumento muito maior do percentual de gordura. Para piorar, ao lerem nos rótulos que os alimentos são "fat-free", sem gordura, todo mundo se entope com eles.

MITO 4 - DIETA QUEIMA GORDURA
A pior coisa a fazer para queimar gordura será a restrição radical de calorias. Já está mais do que provado que quando isso ocorre, o seu metabolismo diminui muito. É uma defesa do organismo, herança de nossos ancestrais caçadores. Ao perceber que a ingestão de comida diminuiu, o corpo baixa o metabolismo, para tentar manter um estoque de calorias. Com isso o percentual de gordura fica estagnado, ou até aumenta, e o que vai embora é a massa magra. A grande armadilha desse tipo de dieta é que você tem a ilusão de perder peso, mas o seu percentual de gordura não está baixando. E assim o nutricionista picareta vai tirando a grana do cliente, que está todo contente com a diminuição do peso, mas a flacidez continua lá, e a pessoa não entende o que está havendo.
O segredo é tentar aumentar a frequência com que se alimenta, e procurar por alimentos com qualidade. Comer 5 a 6 vezes por dia vão manter o metabolismo alto, com o uso de alimentos de baixo teor de gordura, sem açúcares, como fontes de proteína (ovos, frango, peixe), carboidratos complexos (arroz integral, batatas cozidas, pães pretos), vegetais a vontade e alguma gordura, como o azeite de oliva. Lembre-se que nenhum planejamento de dieta é 100% preciso, isso vai depender de cada um. Experimente diferentes tipos de comida e quantidades, até achar o que te dá mais resultado.

MITO 5 - TERMOGÊNICOS VÃO TE EMAGRECER
Hoje em dia a coisa mais fácil é comprar termogênicos, a gente acha em loja de suplemento, em farmácia, em qualquer lugar. Eles funcionam? Alguns sim, outros não. Você deve checar os rótulos e ver quais os ingredientes. Já existe muita coisa em termos de estudo científico que podem mostrar o que vale a pena, o que adianta.
Alguns produtos inclusive, são tão fortes que são catalogados nos Estados Unidos como drogas, pois alteram a fisiologia do organismo e o estado psicológico do usuário. É o caso das combinações de efedrina e cafeína, em dosagens consideradas arriscadas.
O grande problema é que a pessoa está com o percentual de gordura alto, as vezes até obeso, pode ter problemas de pressão, e pela falta de conhecimento, usa desses termogênicos. Um sério candidato a parar no hospital. Esses suplementos só funcionam se o usuário já estiver de dieta, se o seu percentual estivar caindo, caso contrário o máximo em termos de efeitos positivos que vai conseguir será um gás a mais no treino.
Agentes termogênicos podem ser de grande ajuda, mas acompanhados de treino e dieta rigorosa, mas não farão milagres.

MITO 6 - QUEIMAR GORDURA SÓ NAS ÁREAS PROBLEMÁTICAS
Que tal tirar só a gordura do abdômen, que tanto incomoda? Basta encerrar o treino com sessões diárias de abdominal e pronto, a cintura vai afinar. A teoria é que se você exercita aquela área específica, mais gordura será eliminada naquele local. Seria bom. Pena que é mais uma teoria furada. Infelizmente, aumentar a atividade de um determinado grupo muscular não vai eliminar a gordura daquela região especificamente.
O modo como seu organismo estoca e utiliza a gordura depende de fatores genéticos, e trata-se de um processo bem complexo, ao contrário do que aqueles maravilhosos comercias da TV cheios de produtos milagrosos querem te fazer acreditar.
Pesquisas mostram que exercícios estimulam a mobilização de gordura através da liberação de hormônios na corrente sanguínea, que agem nos depósitos de gordura em várias partes do corpo. Não existe nenhuma evidência que demonstre que essa ação aconteça em uma determinada região que esteja sendo exercitada.

MITO 7 - ELIMINAR GORDURA DA DIETA
Nem todas as gorduras são ruins. Algumas são, inclusive, necessárias, desde que ingeridas em quantidades adequadas. E representam um importante papel no processo de diminuição do percentual e na produção hormonal. Gorduras servem de meios de transporte no organismo para as vitaminas solúveis, como a A, D, E e K. Eliminar a gordura vai reduzir a atividade desses nutrientes. Também ajudam na sensação de saciedade, após as refeições. Se o objetivo é baixar o percentual de gordura, limite a ingestão em torno de 10 a 20% do total diário de calorias.

Referências:
- Gwinup, G. et. al. Thickness of subcutaneous fat and activity of underlying muscles. Annals of Internal Medicine 74:408, 1971.
- Chris Street, MS, CSCS, research from University of Texas Health Science Center, Houston.

Crédito: treinopesado.com.br
Autor: Fred Azevedo

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...