sábado, 18 de fevereiro de 2012

A guerra entre pesos livres e máquinas


De modo geral, podemos pensar que quanto mais básica for uma ferramenta, mais difícil será melhorá-la. Por exemplo, enquanto nossos computadores a todo momento são considerados obsoletos, e devem ser substituídos para aceitarem as novidades, uma cafeteira pode ficar sendo utilizada por anos antes que realmente a gente sinta necessidade de comprar um modelo mais novo. Isso pode ser aplicado as nossas anilhas e halteres. Com uma ou outra modificação na aparência, pesos livres ainda são (e deverão ser pelos próximos 100 anos) a principal ferramenta para o sucesso da turma da maromba na busca pelos seus ganhos. Ainda que a indústria de equipamentos sempre tente lançar a última novidade em termos de máquina, e argumente que tal maquinário seja capaz de aposentar as anilhas, tal coisa ainda está muito longe de acontecer. Pesos livres, e muitas máquinas básicas como as gaiolas de agachamento, não correm o menor perigo de serem aposentados. Mas nem por isso podemos pensar em descartar o uso de equipamentos modernos em nossos treinos. Ambos, pesos livre e máquinas podem ser utilizados em conjunto, ajudando a acelerar os ganhos que estamos procurando.
Com esse artigo do TP vamos dar uma checada nas vantagens e diferenças de cada um dos lados dessa guerra, e como tudo junto, usado do jeito certo, pode nos ajudar a nos preparamos para levar o próximo troféu do Mr. Olympia para dentro das nossas casas...humm...ok, ok, deixando de lado esse exagero, claro.



 
MÁQUINAS SÃO MAIS SEGURAS
Existem duas situações principais em que o risco de lesão aumenta durante os nossos treinos:
1 - O ponto onde ocorre o máximo de estresse é ultrapassado;
2 - Excesso de auxílio do resto do corpo na execução do movimento

O primeiro item pode ocorrer com exercícios executados tanto com pesos livres como com aparelhos, já o segundo fica bem mais limitado com a execução em máquinas, que tem a vantagem de estabilizarem melhor o corpo. Mesmo que a pessoa tente se exceder, o risco de uma movimentação errada o suficiente para causar uma lesão fica muito mais limitado no segundo caso. Mas embora máquinas possam ser consideradas mais seguras, esse aspecto não pode ser um fator limitador para os ganhos, já que o movimento com pesos livres, se executados do jeito certo, com a musculatura devidamente alongada e aquecida, podem ser perfeitamente seguros.


PESOS LIVRES DESENVOLVEM A ESTABILIZAÇÃO
A pequena segurança que você pode perder com os movimentos com anilhas e halteres é o que se torna o fator necessário para o estímulo extra para os músculos envolvidos com o movimento executado. Pesos livres forçam o marombeiro a manter o corpo o mais estável possível no momento do exercício. Desenvolvimento para os ombros com halteres, por exemplo, estressam não apenas os ombros e os tríceps, mas todo um conjunto necessário para manter o tronco estabilizado do começo ao final de cada repetição. Isso já não acontece com o mesmo desenvolvimento executado em uma máquina específica para isso, que tem a função de auxiliar o corpo nessa movimentação, poupando outros grupos de atuarem nessa função de estabilização.
Mas ter que utilizar grupos musculares secundários nesse esforço nem sempre podem ser boa coisa, já que isso também pode acabar limitando o uso de cargas mais pesadas. Algumas vezes, é interessante que mesmo um marombeiro experiente passe algum período utilizando máquinas quando a necessidade for por cargas pesadas demais.
Para resumir esse problema, basta entender que o uso frequente de máquinas vão limitar o estímulo gerado pelo esforço da estabilização do corpo, e aqui os pesos livres acabam sendo mais vantajosos.

MÁQUINAS SÃO MAIS FÁCEIS DE SEREM UTILIZADAS
Alguns dos equipamentos atuais podem ser meio complicados, principalmente para a turma que está começando a sofrer dentro da sala de musculação, mas ainda assim manter a forma correta de execução dos movimentos fica mais fácil com aparelhos. Na maioria dos casos, a trajetória do peso em aparelhos fica mais segura, justamente porque as máquinas fazem a parte da estabilização no lugar da própria pessoa. E ainda é mais fácil o ajuste das cargas, já que basta mover um pino e pronto, você já pode usar uma carga maior, ou seja, é menos coisa para que a pessoa pense ou faça, e com isso menos chances de problemas. E falando em facilidade, o uso do excelente método das drop-sets (consulte nossos arquivos sobre esse método de treino) é bem mais fácil e seguro quando executado em aparelhos, e nem por isso menos eficiente.


PESOS LIVRES SÃO MAIS VERSÁTEIS
Como as máquinas acabam mantendo a pessoa fixa em uma determinada posição, elas acabam limitando algumas variações, que são possíveis com o uso de pesos livres. Com halteres você pode facilmente alterar a trajetória dos pesos e posição dos braços, como em uma extensão lateral para ombros ou tríceps, e assim causar um novo tipo de estímulo aos grupos que estão sendo trabalhados. Outro aspecto é que máquinas são desenhadas para uma média de tamanho, e se você for um cara baixo, ou alto demais, pode esperar por problemas na maioria dos equipamentos, sem esquecer que alguns equipamentos tem seus pesos limitados, e nem sempre é possível o uso de cargas pesadas demais.

PORQUE USAR OS DOIS
Se perguntar a um marombeiro o que ele prefere, pesos livres ou máquinas, a resposta será o primeiro item. Comparando a eficiência de um exercício com o uso de anilhas ou aparelhos, nossos irmãos da maromba estarão certos, e certamente qualquer um de nós conseguirá excelentes ganhos apenas com pesos livres. No entanto, máquinas podem acabar sendo de grande ajuda, principalmente para alguns grupos como panturrilhas e femurais, que tem seus movimentos extremamente limitados caso sejam treinados apenas com pesos livres. Para a sorte de quase todos nós, hoje em dia é possível treinarmos com as duas opções, e qualquer academia razoável possui boas máquinas, capazes de servirem aos nossos objetivos.

CONCLUSÃO
Com o avanço acelerado da tecnologia dos computadores e micro-processadores poderosíssimos, hoje existem diversas máquinas incríveis nas salas de musculação, mas a maioria disso que está sendo lançado por aí apenas traz uma mudança cosmética, e não deve ser encarado como fator de importância na hora de optarmos por uma boa academia. Na verdade, todas essas geringonças ainda são constituídas de cabos, pilhas de tijolos de metal para simular os pesos, roldanas e empunhaduras, o resto é maquiagem que serve para iludir o coitado do dono da academia, que mal assessorado acaba torrando uma grana em um equipamento que poderia sair bem mais barato em uma versão mais antiga, e sem que perdesse em nada de eficiência para o aluno da academia. Toda essa tecnologia acaba mesmo gerando um impacto, mas será impossível que com tudo isso ainda seja possível a substituição dos nossos velhos bancos de supino. Se você procura o máximo de ganho de volume muscular, e com o mínimo de perda de tempo, vai precisar do melhor dos dois mundos: pesos livres e aparelhos.


Autor: Fred Azevedo
treinopesado.com.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...