sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Ciência do esporte - Quem salta mais alto? (Who jumps higher?)

                                   fonte: globoesporte.com
Que tal falar de ciências num programa de esporte? Foi exatamente isso que aconteceu no programa de aniversário do Corujão do Esporte. Neste sábado foi exibido o primeiro episódio da premiada série americana Ciência do Esporte, que aborda os esforços físicos dos atletas sob um ponto de vista estritamente científico.
Criada pelo produtor John Brenkus, a série chamada originalmente de Sports Science já abocanhou três prêmios Emmy por sua esmerada produção gráfica. No episódio o Vôo humano – os jogadores de basquete conseguem alcançar grandes alturas em um salto.
Para descobrir quão alto é possível um ser humano saltar, Brenkus convidou o jogador de basquete Chris “Skywalker” Lowery. Campeão de enterradas e considerado um dos melhores jogadores de streetball, esse nova-iorquino é capaz de fazer um salto vertical de 1,30m. Não é a toa que seu apelido é Skywalker, que em tradução livre quer dizer “que anda no céu”.
Como ele consegue? Que forças musculares são capazes de impulsionar uma pessoa a essa altura? Uma pessoa normal consegue saltar em média apenas 60 cm na vertical enquanto atletas de basquete profissional saltam de 1m a 1,2m. Como Skywalker consegue alcançar 1.30m?
Os cientistas do Ciência do Esporte têm as respostas, mas só as conseguiram colocando sensores de força e movimento nos pés de Skywalker. Brenkus, todavia, queria tirar o máximo de Skywalker e o fez saltar sobre um carro para testar realmente a potência do salto.
Skywalker não só saltou sobre o carro, como enterrou a bola em seguida. Para empreender um salto desta magnitude ele acelerou a incríveis 88 m/s² e gerou 635kg de força. Ativou os músculos da lombar, glúteos, quadríceps e panturrilha, que unidos enviaram a energia necessária para o impulso final. O resultado da decolagem: no ápice do vôo a mão de Skywalker estava a 3,3m do chão.
 Ciência do esporte - Quem salta mais alto? 
(Who jumps higher?)
.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...